Images

Aprender sobre inglês não leva você a falar naturalmente

 Continuação das dicas da Prof.ª Fabiana.


Como Falar Inglês, Lição 1:

Aprender sobre 

inglês não leva você a falar naturalmente

Eu tenho um aluno que está comigo já faz tempo, mas no começo a minha aula com ele era assim: eu explicava a gramática, passava exercício, a gente ouvia os diálogos do CD umas vezes, e logo em seguida dava uma praticada. A tarefa de casa era fazer os exercícios do livro, e só. Na aula seguinte, unidade nova. Ele até progredia, mas a fala dele era quebrada e hesitante.

Uma dia a gente mudou o rumo das aulas. Eu comecei a usar mais o áudio do CD na aula e diminuí o tempo com gramática. A tarefa de casa agora era ouvir o áudio mais vezes.
Depois de um tempo, ele próprio percebeu que as palavras estavam saindo da sua boca sem precisar ficar pensando. Ele tomou gosto pela coisa e começou a ouvir podcasts fora da aula. Hoje, ele fala coisas toda hora que eu sei que não aprendeu na aula - e fala corretamente.
O que tem acontecido com ele se chama aquisição.
 

Aquisição X Aprender

Aquisição é um processo natural, inconsciente e não tem como evitar: você ouve algo que compreende, e BOOM! Você adquiriu um pouquinho da língua. Ouça o suficiente e daqui a pouco aquilo sai da sua boca na hora que você quer expressar a ideia correspondente.

É como quando seu amigo usa uma gíria nova que você nunca tinha ouvido antes. Sabe como é? Você ouve ele usando a gíria umas vezes, "pega" o significado, e quando se dá conta já está usando. Você acabou de adquirir um pouquinho mais de português.
Você já é fluente em um idioma, e as pessoas que te criaram são os melhores professores de línguas que você já teve. Sua mãe não discutia filosofia ou narrava o noticiário pra você. Ela se comunicava com frases simples como "Dá" (ao mesmo tempo em que pegava o que queria que você desse) e "Vem cá" (enquanto trazia você para junto dela). Você logo passou a associar áudio com significado. Sem gramática, sem memorizar e sem livro, depois de algum tempo você se tornou fluente.

Agora, aprender língua é bem diferente de aquisição. Aprender é um processo consciente onde você estuda as regras, as formas das estruturas e os símbolos fonéticos. Na verdade, você aprende sobre a língua. Não vai demorar muito para você saber mais sobre inglês que americano!

Para ser sincera, eu não acho que gramática e outros materiais auxiliares sejam o filhote de cruz-credo com deus-me-livre. smile Eles podem ser usados como referência e para esclarecer. Mas eu não preciso te dizer quais são os resultados do modelo tradicional de ensino que se apoia fortemente em gramática. Centenas de pessoas testemunharam que na hora de falar, não funciona na pesquisa que eu conduzi com os leitores do Inglês Online.

Você aprende tudo no papel, estuda o livro até as páginas ficarem cheias de orelha e quando você abre a boca, no meio de uma conversa em inglês, aquilo não sai. Numa conversa ao vivo e em tempo real, é simplesmente complicado demais ficar na dependência da memória e tentar lembrar da regra e das palavras certas.

E o que eu faço então para ter essa aquisição?

Você cria um ambiente super propício para sua aquisição. Você ouve, ouve, ouve inglês (e lê também, mas leitura não substitui áudio). Mas se você quer turbinar sua aquisição, não perca tempo com qualquer inglês. "Qualquer inglês é inglês", verdade. Só que você tem muito mais a ganhar focando em áudio compreensível, e a próxima lição explica porque isso é tão importante e como selecionar o áudio mais eficaz para você. 

Aproveite e pense nisso:
  • Como você avalia seu nível de compreensão do inglês falado?
  • Se você já faz listening, que material você usa e quantos % dele você compreende?
  • Agora, responda essa: como você avalia a sua expressão verbal - a sua fala?
Percebeu como a compreensão está acima da fala?

1 comentários:

Josef Gardmo said...

Todos sabemos que crianças são capazes de aprender rápido inglês ou outros idiomas
e de falar várias línguas estrangeiras sem sotaque. Por quê? Porque, embora
elas não tenham conhecimentos...
leia mais...