Images

Estudar inglês sozinho.

Autodidata é aquela pessoa capaz de aprender algo sem o auxilio de um professor para instruí-lo. Segundo o dicionário Aurélio e a pessoa que se instrui por si, sem auxilio de professor. Geralmente são pessoas que possuem o hábito de ler com freqüência, absorvendo todo o conteúdo que lhe interessa. Toda pessoa que deseja obter fluência não apenas no inglês, mas também em outros idiomas, e não tem “grana” para pagar um curso ou um professor particular. Deve entender um pouco sobre esse assunto, portando nesse artigo estarei passando um guia de como organizar seus estudos e obter êxito.


Planejar

Um dos primeiros passos é fazer o planejamento, e para isso devemos fazer algumas perguntinhas para nós mesmos.

1.      1. O que estudar?
R. Juntar todo e qualquer tipo de material em inglês. Claro com fontes confiáveis, pois existem vários loucos que escrever qualquer coisa, loucos assim com eu “hahaha” brincadeira pessoal. 

1.      2. Quantas horas devo estudar?
 R. Essa resposta é um pouco pessoal, pois depende da disponibilidade de tempo que cada um de nós temos, para dedicar aos estudos.  

3. Onde pesquisar?

R. Bom, acho que não preciso falar. O grande “oráculo” Google sabe de tudo, mais existem alguns sites legais onde dá para aprender muito, são eles:  

* Aprendar inglês grátis
* English Expert
* Inglês já



Plano de ensino 

Agora que já temos material suficiente para estudar, nós vamos montar nosso plano de ensino, eu dividi o aprendizado em 4 áreas compreensão auditiva, leitura, pronuncia e redação. Tomando como base essas seguimentos você deve montar seu perfil de estudo. Exemplo:

Joãozinho quer apenas aprender pronunciar e aprimorar sua compreensão, logo ele terá que focar seus estudos nas seguintes áreas. Compreensão auditiva e pronúncia.
R

Cronograma 

Agora chegou à hora de nós montarmos o nosso cronograma de estudo para cada área. Esse cronograma é uma forma de organizar seu tempo e também as matérias que iremos estudar.  Abaixo segue um modelo que eu criei. 



Conclusão 

O fenômeno da súbita globalização do mundo e da consequente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um fato que não depende de nele acreditarmos ou não. Sendo assim, aprender um idioma se tornou uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para aqueles que se preparam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século.
 
God bless you!!!
Jônatas Oliveira


 Comentem...



6 comentários:

Anderson said...

Legal suas dicas. Acredito que seja por aí mesmo, planejamento é imprescindível nesse assunto

muito boas as dicas, há algum tempo eu venho estudando inglês por conta própria, hoje até compreendo muita coisa de ouvido em filmes, músicas, jogos, porém não tenho uma doutrina, e creio q o seu cronograma vai me auxiliar a criar este hábito de me organizar.

Unknown said...

Legal, vou começar nesta linha quero ver no que vai dar, mas e foda estudar sozinho...

Jess said...

Tudo o que eu precisava, semana passada ainda falei pra uma amiga que eu queria aprender ingles sozinha mesmo ... mas ela falo que aprende, eu aprenderia, mas nao a pronuncia... mas com este post fico melhor =D
ficou ótimo!! parabens

Thaisa said...

Oi,

Poderia hospedar o cronograma em outro site? Sabe como é, esse mega ja não funciona mais rsrs

Anonymous said...

Gostaria do cronograma!!!!!Obrigada